segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A Velhinha e as Florzinhas

Em pleno outono, é comum que os frutos floresçam, e que caiam folhas das copas das arvores. 

Havia uma velhinha que morava numa casa cercada por mangueiras, talvez fosse sua fruta preferida, quem sabe? E todas as manhãs durante o ano inteiro acordava bem cedo para ver se as mangas estariam começando a dar o ar de sua graça, mesmo a Dona velhinha tendo a plena certeza pelas experiencias dos anos passados que as magas só cairiam no mês de Dezembro, e ainda era Setembro, primavera, ah como ela adorava a primavera, mas sua estação preferida mesmo era o outono, poder desfrutar do sabor de suas amadas mangas suculentas, robustas e bem amarelinhas, e juntar as que caíam perto da calçada na frente de sua casa, ou quando batiam durante a madrugada com intensa velocidade pelo telhado já gasto da humilde casa de madeira, localizada na avenida principal de uma cidade lá no "interior do mundo". Numa bela e rotineira manhã, como todas as outras, vestida em seu roupão rosa choque de veludo que ganhara de sua neta no natal passado, a velhinha abre a porta central de sua casa e se depara com dezenas de florzinhas caídas em seu quintal, havia flores em todos os lugares, nas janelas, em cima da calçada, até no interior da casa tinham florzinhas, a velhinha começou a gritar, irritada olhando para o seu cachorro velho e pirento disse: Café você trouxe seus amigos, para a farra aqui no quintal ontem por acaso? Café, nada falou somente abaixou as orelhas com ar de quem quisesse dizer: "Ô velha chata, parece até que não sabe, para as benditas mangas nascerem, essas florzinhas que mancham meu pêlo todo, tem que cair!" Desde de este em diante passavam os vizinhos na frente da casa da velhinha e lá estava ela, varrendo incansavelmente as benditas florzinhas, enquanto o seu velho cachorro lambia a aba de seu roupão que estava solta. Ela olhava o topo das mangueiras e pensava: Quando é mesmo que o outono começa?